0

Líder superior – Warren Buffet – por: Michael J. Spindler

prosperar-crise-ganhar-dinheiro

Embed from Getty Images

 Texto original em inglês aqui

Líder empresarial, investidor e filantropo norte-americano, Warren Buffett é chamado de ” Oráculo de Omaha” ou ” Sábio de Omaha ” (Wikipedia, 2007). Warren Buffett é CEO e o maior acionista da Berkshire Hathaway Company. A empresa de Buffett tem um valor líquido estimado de aproximadamente US$ 52 bilhões em fundos dos EUA. A Revista Forbes classificou Buffett como a terceira pessoa mais rica do mundo em setembro de 2007 atrás de Carlos Slim e Bill Gates.

Warren Buffett é conhecido por seu estilo de vida econômico e simples. Ele ainda vive na mesma casa de Omaha, Nebraska que comprou em 1958 por US $ 31.500 e que tem um valor atual de US $ 700.000. Em 1989, Buffett gastou US $ 9,7 milhões dos fundos da Berkshire em um jato corporativo. Ele, brincando, o chamou de ” o indefensável” por suas críticas passadas a tais compras por outros CEOs (Wikipedia, 2007).

Warren Buffett comprometeu-se a doar sua fortuna à caridade em junho de 2006. A doação de Buffett é de aproximadamente US $ 30 bilhões, e é a maior na história dos Estados Unidos. Com 83% da mesma para a Fundação Bill e Melinda Gates e foi suficiente para mais do que dobrar o tamanho da fundação, O salário anual de Buffett em 2006 foi de apenas US $ 100.000. Em 2007, Buffett foi listado entre as 100 pessoas mais influentes do mundo Segundo a Revista Time. (Wikipedia, 2007). Por acreditar que sua família tinha dinheiro suficiente para começar a vida, Buffett decidiu doar sua fortuna à caridade.

Embed from Getty Images

O que faz de Warren Buffett um bom líder de negócios? Isto é o que todo mundo quer saber porque Buffet é tão bem-sucedido. Tudo começa com a liderança. Ele é um verdadeiro líder onde sua liderança faz a diferença no mundo. A liderança está muito relacionada à mudança e Buffett tem as capacidades de liderança e de mudar para se adequar a um mundo em constante mudança, demonstrou repetidamente a capacidade de fazer a leitura correta nas águas irregulares da mudança. Warren Buffett nasceu um líder? Os autores deste artigo não acreditam nisso. A experiência e a pesquisa mostram pouca evidência de que um indivíduo que chega ao poder é um “líder nato”. Buffett tomou os tombos que qualquer outro líder deve tomar e aprendeu com seus erros transformando-os em algo positivo. Warren Buffett compartilha sua liderança em todos os níveis organizacionais e está capacitado para compartilhar responsabilidades de liderança. No mundo dos negócios, os papéis de liderança variam conforme muitas características relacionadas ao estilo de liderança exercido e são usados ​​ativamente nos negócios Buffett incorpora essas características para torná-lo efetivo em várias posições de liderança nos negócios. A distinção entre boa liderança e boa gestão é feita com frequência. Os gerentes são feitos para serem organizacionais, controladores e orçamentários. Buffett tem liderança em todos os três departamentos e é preciso ter esses traços para ser um bom líder de negócios.

Outra característica importante na liderança de negócios de hoje é a comunicação. Warren Buffet é um comunicador capaz de falar sobre todos os aspectos da vida. A comunicação é a verdadeira chave da liderança e os especialistas em comunicação têm uma grande apreciação pelo posicionamento no mundo dos negócios. Warren Buffet é experiente em se posicionar no lugar certo no momento certo. Ele tem a compreensão das pessoas que está tentando alcançar e o que ele pode e não pode ouvir das pessoas. O conhecimento das necessidades e desejos do público dá ao orador a capacidade de ouvir o que as pessoas te a dizer. Buffett é um excelente ouvinte e tem a capacidade de transmitir seu conhecimento.

 prosperar-crise-ganhar-dinheiro

Quando Warren Buffett fala, as pessoas ouvem. Ele sempre consegue encontrar um canal aberto por onde envia suas mensagens e alcança as pessoas certas.

A liderança é crucial para qualquer negócio bem-sucedido e “boa liderança” é uma excelente expressão para definir tudo o que Warren Buffett é. Isso é o que faz dele um bom líder de negócios.

Suas estratégias de investimento e o curso de sua liderança são exemplos brilhantes de características estudadas por teóricos cognitivos. A teoria cognitiva é uma boa abordagem para explicar o comportamento através da percepção, antecipação e pensamento. A abordagem contínua de Buffett em analisar as possíveis escolhas de investimento, as tendências do mercado e a capacidade de colocar os recursos de gestão no calibre certo e na posição certa tem consistentemente levado este investidor à liderança entre os seus pares e o mercado. Por trás de cada investidor experiente há um inovador criativo.

A inovação exige criatividade. A criatividade, por sua vez, se baseia em nossas faculdades cognitivas, em toda a amplitude, desde a emoção até a razão. No mundo pesado dos investimentos globais, o pensamento inovador é crítico. Investidores inovadores decifram as tendências futuras, encontram os prováveis vencedores combinando ciência (financeira) com arte (acuidade e percepção) e mitigam continuamente o risco. Eles avaliam as necessidades dos usuários, características do produto, a implantação adequada de dinheiro, estruturas organizacionais profissionais e gerenciamento de riscos. (Kore Kalibre, 2006)

O instinto de Buffett e a capacidade de interpretar as tendências do mercado também são mantidos sob rédeas apertadas. Apesar de mais de 50 anos de experiência, o Sr. Buffett é sempre fiel a um dos princípios comerciais mais básicos: “… só competir onde você tem uma vantagem competitiva”. Warren Buffett refere-se a permanecer dentro do seu círculo de competência. Os psicólogos sociais nos dizem, porém, que somos propensos a um excesso de confiança quando se trata de avaliar nossas habilidades… (Arthridge, 2006) Um homem da posição e dos antecedentes de Warren Buffett poderia facilmente sair dos trilhos devido a uma excessiva sensação de confiança. O princípio de apenas competir dentro de sua gama de vantagem competitiva é um princípio que pode ser aplicado a muitas outras áreas da vida, e a capacidade do Sr. Buffett de trabalhar e viver com essa ideia permitiu que ele continuasse avançando com mínimos prejuízos.

Warren Buffett é um líder hábil e poderoso, porque ele é leal, estabelece metas, planeja uma estratégia para conquista e permanece comprometido até que atinja seu propósito. Até esta data, ele é o maior corretor da bolsa de valores de todos os tempos. Ele é um investidor muito conservador que prefere investir em empresas que vendem produtos de marca que ele usa. Por exemplo, Coca-Cola, Gillette Razors, See’s Candy, Gulfstream Jet e GEICO são as principais empresas nas quais ele investiu. Nos anos noventa, seus ativos quadruplicaram em menos de cinco anos. Ele é um investidor inteligente e que normalmente não assume grandes riscos de investimento. Por exemplo, ele não costuma investir em  ações de internet, porque o retorno é imprevisível. Ele gosta de investir em empresas que com certeza terá sucesso 20 anos depois. Ele compra a empresa com a intenção de mantê-la para sempre. Normalmente, a equipe de gerenciamento de cada empresa é a mesma equipe que a vendeu para Warren Buffett desde o início. Ele permanece leal aos seus parceiros, e a equipe trabalha da melhor maneira possível para mantê-lo feliz.

Embed from Getty Images

Depois que sua esposa morreu, ele decidiu doar 85% de seu dinheiro para instituições de caridade. No entanto, “ele quer que seu dinheiro seja usado no mesmo ano em que ele o doar” (Harris, 2006). O requisito acelerará o processo para ajudar o mundo. De acordo com a revista Fortune, cinco sextos de seu dinheiro irão para a Fundação Bill e Melinda Gates. Esta fundação se concentra em encontrar curas para doenças comuns nas nações pobres. O resto do dinheiro será dividido entre outras quatro instituições de caridade, cada uma dirigida por seus três filhos e uma delas tem o nome de sua falecida esposa.

Warren Buffett não costuma gastar muito. Na verdade, ele ainda mora na mesma casa que comprou há 40 anos. Warren “disse à ABC News” Nightline “que nascer na riqueza não deu direito a títulos de nobreza a seus filhos” (Harris, 2006). Além disso, ele disse à revista Fortune que “uma pessoa muito rica deveria deixar a seus filhos o suficiente para fazer qualquer coisa, mas não o suficiente para não fazer nada”. (Harris, 2006) Em outras palavras, ele quer que seus filhos trabalhem ganhem seu dinheiro e valorizem o trabalho duro e as escolhas inteligentes.

No ano de 2006, a primeira doação anual de Warren para a Fundação Bill e Melinda Gates foi de US $ 1,5 bilhão e o resto foi dividido entre as quatro instituições de caridade. Ele foi a primeira pessoa a fazer uma doação maior do que Bill Gates, na época o homem mais rico do mundo. Parece que Bill Gates e Warren Buffett deram um bom exemplo e levaram outros bilionários a serem mais generosos, porque agora Barron Hilton comprometeu-se a doar a metade de sua fortuna para a caridade também. Barron Hilton é o fundador dos Hotéis Hilton e que valem US $ 2,3 bilhões. Felizmente, uma tendência começou entre os afortunados de doar aos menos afortunados.

Embed from Getty Images

A personalidade de Warren Buffett se filia ao Nível Cognitivo Social, porque ele tenta entender e dar sentido a outras pessoas. Ele observa as diferenças no contexto social quando se lida com pessoas. A cognição social refere-se a capacidade de compreender a nós mesmos, os outros e de usar a informação de maneira adequada. Nos anos sessenta e setenta, Albert Bandura e Walter Mischel, psicólogos, estudavam o desenvolvimento da personalidade. Eles descobriram que a aprendizagem social e os princípios cognitivos melhoram as habilidades para se auto-disciplinar e seguir as metas. As opções de investimento de Warren foram bem-sucedidas, porque ele as condicionou a sua maneira processar as informações, escolhas e expectativas.

Referências – Não tire as referências!

Gardener, J. (2007). Teoria do comportamento cognitivo. Recuperado em 26 de dezembro de 2007, de http://www.cognitivebehavior.com/theory/index.html

Harris, D. (2006, June 26,). A generosidade sem precedentes de Warren Buffett. Recuperado em 31 de dezembro de 2007, de http://abcnews.go.com/print?id=2118501

Kore Kalibre (2006, March-April 2006). Inovação de Warren Buffett: ficar longe da inovação rápida em produtos. Recuperado em 26 de dezembro de 2007, de http://www.korekalibre.com/index.php?option=com_magazine&task=show_magazine_article&magazine_id=26

Legg Mason Value Trust (2006, October 26). Legg Mason Value Trust (LMVTX) Carta aos Acionistas. Recuperado em 26 de dezembro de 2007, de http://markets.kiplinger.com/kiplinger?GUID=323448&Page=MediaViewer&Ticker=LMVTX

Wikipedia (2007, December 25). Warren Buffett. Retirado em 18 de dezembro de 2007, de http://en.wikipedia.org/wiki/Warren_Buffett

Sobre o autor

Michael J. Spindler – http://www.localmusichits.com – Uma Comunidade de Músicos para Fãs e Bandas para promover hits em música local em um palco nacional.

Gratuito para distribuir – No entanto – Não retire as referências do artigo, remova o HTML, se necessário, mas mantenha o URL. Não remova o nome dos autores, Michael J. Spindler e mantenha o hiperlink para http://www.localmusichits.com – uso software que compara minha “biblioteca” e navega na web para posicionamentos. Quando eu encontrar meu artigo em seu site e você não seguiu os acordos vinculativos acima, os advogados serão envolvidos.

Outros posts:

Compreendendo o derretimento das hipotecas; O que aconteceu e quem é culpado – por: Richard Gandon

Como navegar com sucesso pelo seu negócio através de uma crise econômica

Como Prosperar Durante as Crises – introdução

18 Estratégias para vender como Afiliado (VOCÊ precisa assistir) – por Alex Vargas

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *